sexta-feira, 29 de março de 2013

Os impulsos de Vanderlei Luxemburgo


Acho que está faltando comando no futebol do Grêmio. Talvez os dirigentes não estejam conseguindo lidar com os impulsos de Luxemburgo. Pelaipe sempre cedeu os desejos do treinador que, no seu clube anterior, havia sido demitido por bater de frente com a diretoria.

Parece que, nos últimos anos, Luxemburgo passou a exigir cada vez mais autonomia para assinar contratos. O treinador tem grife e sabe se aproveitar disso. Se antes ele indicava dois ou três jogadores, agora ele indica um time inteiro. Tem liberdade para simplesmente não aproveitar jogadores. Pouco importa se eles custaram alguns milhões ou se são craques. Luxemburgo faz uso de critérios indecifráveis na perspectiva de qualquer torcedor.

Meses atrás dispensou um ótimo zagueiro (Vilson) porque este simplesmente mostrou indignação em meio aos treinamentos. No calor do jogo. Vejam bem: isto é exatamente o que vem faltando no Grêmio. Sangue nos olhos.

Luxa esqueceu que foi expulso em um Gre-Nal por brigar com um gandula. É claro, provavelmente ninguém do Grêmio foi cobrar explicações. E Júlio César? Marcelo Moreno? Gabriel? Por que foram deixados de lado?

Luxemburgo foi capaz de colocar o selecionável Fernando na reserva de Adriano, volante de qualidade questionável que não vinha sendo aproveitado no Santos e havia desembarcado há 72 horas.

O poder excessivo abre espaço para o abuso. Coincidentemente (ou não), esta situação está ocorrendo justamente na pior fase dos seus mais de 30 anos como treinador. Comentaristas de todo o país dizem que Luxemburgo está em decadência.

Nas entrevistas coletivas, entretanto, Luxemburgo faz questão de frisar a sede de títulos dos torcedores, que não levantam uma taça importante há mais de 10 anos. Mas, calma lá. Quando foi a última vez que Luxa ganhou alguma coisa?

Luxemburgo é difícil. Já declarou que quer ser presidente do Flamengo! Nem mesmo os repórteres conseguem conduzir as entrevistas. Ele sempre arranja uma forma de mudar o rumo das perguntas, seja com uma piada ou com um resposta ríspida. Não respeita absolutamente ninguém.

Resumo da ópera: é preciso muita destreza para lidar com o Luxemburgo. E, neste momento alguma coisa precisa ser feita no Grêmio. Talvez uma mudança seja necessária. Seja na atitude do comando do futebol ou, até mesmo, no treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário