quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Adeus Olímpico


É com muita tristeza que os gremistas dirão adeus ao estádio Olímpico Monumental.

Palco de muitas alegrias, o estádio localizado na Azenha será implodido para a construção de diversas torres residenciais e comerciais.

Estádio Olímpico - Visão externa
O vereador do PSOL Pedro Ruas propôs o tombamento do estádio. Pela medida, a estrutura original do Olímpico não poderia ser alterada. Em outras palavras, a construtora OAS poderia apenas alugar o estádio e construir no entorno.

Ruas era conselheiro do Grêmio e votou a favor do negócio com a OAS. A proposta do vereador não tem pé nem cabeça. Chega a ser cruel, pois mexe com os sentimentos de milhões de gremistas espalhados pelo mundo. 

Estádio Olímpico - Gramado
Uma possibilidade seria a troca do Olímpico por uma outra área na cidade. Neste caso, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre realizaria esta operação e tomaria conta do estádio. A OAS não sairia prejudicada e o estádio ficaria em poder da Prefeitura.

E este é o problema. O Olímpico é um estádio velho e com uma manutenção elevada. Comprometer uma significativa parcela do orçamento municipal ou deixar o estádio em más condições são os dois caminhos possíveis.

Estádio Olímpico - Bar Monumental
Além disso, não existe uma demanda em Porto Alegre para jogos amadores com público acima de 40 mil pessoas. Resumindo: não há por que manter um estádio tão grande sob responsabilidade do poder público.

No entanto, outras alternativas podem ser pensadas e analisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário